17.4.08

Reflexões na ponta da cabeça

Hoje eu fiquei de ponta cabeça na aula de yoga. Quando a gente fica de ponta cabeça, já me falaram isso lá na yoga milhares de vezes, a realidade é vista de outro jeito. Literalmente, de ponta cabeça.
A gente tem que fazer mais força para respirar e para impedir que o sangue vá tão rápido assim para a cabeça. Tem que manter tudo funcionante, mesmo que de outra perspectiva. E na yoga a respiração é a forma de corpo se ligar com a mente, então respiração com esforço de ponta cabeça, é na verdade tudo de ponta cabeça.
E é engraçado, que às vezes mesmo quando eu estou de pé e está todo mundo ao meu redor de pé também, eu sinto que estou de ponta cabeça.
Isso significa que quando eu estou de ponta cabeça e todo mundo continua de pé, então eu estou de ponta cabeça ao quadrado?
Ou será que é quando estou de ponta cabeça e os outros estão de pé que eu estou tão de pé quanto eles, na mesma perspectiva?
Fiquei pensando muito nisso... daria para passar uma noite inteira de buteco discutindo qual perspectiva que eu tenho que é igual a daqueles todos outros.

Outra coisa que pensei: hoje, depois do almoço, com o cafézinho, acendi meu "cigarrinho na janela" sagrado. Mas foi assim que parei de fumar a primeira vez e devo parar de fumar a segunda vez: se a respiração é nossa forma de conectar corpo e mente, não faz o menor sentido entupir esse canal de nicotina. Ou seja, yoga e cigarro não convivem. Por que eu insisto nisso há seis meses, mesmo fumando pouco e mesmo parando de fumar por um bom tempo?

E última coisa que pensei hoje quando fiquei de ponta cabeça na yoga: cada vez mais essa posição tem se tornado mais confortável e menos angustiante para mim. É absolutamente relaxante. Será que ponta cabeça é minha posição natural e só aos 25 anos eu descubro isso? Vou precisar fortalecer muito abdomen e costas para poder viver minha vida de ponta cabeça, isso me preocupa.

E frase final da fábula da yoga hoje:
somos marcianos em uma terra de medíocres.

4 comentários:

Dani Varanda disse...

Boa sorte na busca do equilíbrio. E essa história de ficar de ponta cabeça é só uma metáfora da vida mesmo, nem vai te cansar tanto fisicamente. ; )

Marix Flammes, Nina. disse...

É verdade, Dani... é tuuudo metáfora!
Beijos,

Anônimo disse...

Entao espero que voce pare de fumar logo!
Se ajudar, te arrumo algo pra se pendurar.
beijo

Marix Flammes, Nina. disse...

Tô parando, Dé. Hoje por exemplo tirei o dia para me desintoxicar de nicotina...
Beijinhos,