3.6.09

Par Avion

Pois é.
Ele caiu, em um acidente horrível que deixou todo mundo chocado.
Mais de 200 pessoas morreram assim, puft, de uma hora para outra, em cima do mar.
E ninguém sabe o que aconteceu ao certo.
Só se sabe que o AirBus da AirFrance is gone somewhere in the sea.

E aí, óbvio, as pessoas querem/precisam ser informadas sobre isso. Lindo.
É um grande mistério essa queda desse avião até agora, fora o fato de ser um acidente aéreo de dimensões sem precedentes, e essa coisa toda, essa comoção, essa tristeza.
Tudo já estava incluso no pacotinho "acidente de avião choca todo mundo".

Mas aí vem a bela e linda imprensa que quer, além de informar, VENDER, e vender muito, e não se importa como.

E a Folha (não sei os outros meios) vem atuando muito assim... Ontem no caderno Cotidiano da Folha impressa, e desde 2a feira sem parar na Folha online.
Conforme os nomes dos passageiros do avião se confirmam, a Folha está fazendo quase que um "Big Brother póstumo". Sempre dentre os links com as notícias do avião, tem algum link "Casal passaria lua-de-mel em Paris". E aí se você clica, tem a historinha do casal, que eles tinham se casado sábado em Niterói, e sei lá mais o que... Na Folha impressa tinha fotos das pessoas e as histórias de cada um... e assim por diante, de muitos muitos muitos passageiros.
Basicamente nessa cobertura, a Folha de São Paulo está vendendo mais edições (versão impressa) e mais publicidade (versões impressa e online) por seu mau-gosto de usar histórias reais de pessoas que estavam lá para fazer exatamente isso: um Big Borther póstumo.

É simplesmente abusar da desgraça alheia para o seu próprio lucro.
Ao mesmo tempo é uma crise a la "ovo/galinha" - o que veio antes? Quem quer ler sobre a desgraça alheia, ou quem publica sobre a desgraça alheia?
Que sociedade é essa de falta de senso crítico total e absoluto a ponto de ninguém parar para pensar que um "Big Brother póstumo" é desprezível?
(ok, tudo bem, já sei que estamos em uma sociedade de falta de senso crítico... minha pergunta é: onde foi que erramos no meio do caminho para ter essa massa cega? Isso vem antes de qualquer coisa, mas o alcance a isso é mais difícil e distante também. Fica prum próximo post.)

Esse tipo de coisa me dá ânsia de vômito.
É NOJENTO.

Nenhum comentário: