24.6.08

La Nouveau Chef de Cuisine

OU: como surpreender sua família no almoço de domingo

Personagem principal: nunca fui de cozinhar, mal e mal faço macarrão na manteiga com um bife, não sei descascar laranja, não tenho a mínima familiaridade com as coisas da cozinha. Em viagens de turma, sempre fui responsável por lavar a louça, porque nunca fui responsável por cozinhar. Pontos fortes como produtora de itens gastronômicos: meu café preto é animal, e adoro fazer saladas e inventar molhos.

Mas tinha decidido que nesse domingo eu ia cozinhar. Defini o cardápio, deixei uma lista de compras pro meu pai comprar domingo de manhã, e quando acordei domingo já fui direto para a cozinha.

Primeiro passo:
Organizar a pia.
Lavei todas as louças acumuladas do final de semana, porque da minha primeira vez queria ter uma pia que nem a do programa da Ana Maria Braga, toda organizadinha e limpinha. Minha mãe, da mesa do café da manhã com a Folha de São Paulo e a Veja, ficou dando risada.

Segundo passo:
Preparatórios.
Lava o salmão, arruma nas travessas, joga o molho de limão e sal por cima. Lava o manjericão e o alecrim, faz tipo um pesto deles, joga em cima do salmão. Deixa lá.
Lava a alface, o pepino, corta o brie, monta a salada. Deixa lá.
Rala a abobrinha, rala o gruyère, corta em rodelas uma cebola e pica em pedaços bem pequenos outra cebola.
Separa a amêndoa, o azeite, a manteiga, o vinho, o arroz arbóreo, o sal, o açúcar. Tudo na pia, com fácil acesso.

Terceiro passo:
Light my fire.
Agora o fogo está ligado, o forno está sendo aquecido.
Fiquei com calor e tirei a blusa, porque estava suando.
Coloca a água na medida para o risoto para ferver. Liga a panela do risoto, refoga no azeite a cebola e a abobrinha. Dá uma fritadinha básica, joga em cima o arroz, continua fritando, o vinho, e frita mais um pouco, coloca o sal. A água ferveu, começa a jogar a água no risoto aos poucos, sempre mexendo, conforme o risoto ia absorvendo.
Forno quente. Coloca o salmão.
Frigideira um: um pouco de manteiga, derrete, joga as amêndoas em cima. Doura. Depois de douradas, jogar o açucar, mexer até caramelizar.
Frigideira dois: derrete a menteiga, e joga em cima o pesto de manjericão e alecrim que sobrou do que foi colocado no salmão.
Frigideira três: um bucadinho de azeite e a cebola (que tinha sido cortada em rodelas) vai lá para ficar murcha e dourada.
Enquanto isso, o risoto já absorveu toda a água. Joga o gruyère ralado e mexe bem até o risoto ficar mais cremoso. Tampa a panela e espera.
Termina o trabalho com as três frigideiras ao mesmo tempo (ENLOUQUECEDOR!).

Quarto passo:
Servir.
O risoto é colocado em uma travessa, e as amêndoas caramelizadas são jogadas em cima do risoto.
A cebola frita é jogada em cima da salada, e o molho de azeite, balsâmico, mel e sal também.
O salmão já está douradinho e todo o suco de limão que estava na travessa já secou, assim como as ervinhas que estavam em cima do peixe quando ele foi pro forno. As outras ervinhas que foram para frigideira com manteiga dão o gran finale para o peixe.

Quinto passo:
Puro deleite.
A adrenalina passou. Já vesti meu casaco. O salmão voou, assim como o risoto. Não sobrou nada para contar história. Meus pais e meu irmão elogiam o almoço. Falam só que eu não deixe a amêndoa passar do ponto na próxima vez. Bate um sono típico de fim de efeito de endorfina. Sim, brincar de cozinheira por um almoço foi bem tenso para mim. Mas a aceitação de todos foi maravilhosa... Agora estou colhendo os louros dessa empreitada no fogão, já que todo mundo da família extendida ficou sabendo e quer um almoço meu. Se a aceitação continuar em níveis bons assim, vou procurar formas de ganhar uns trocados com o meu menu fixo, já que estou mesmo precisando de formas criativas de levantar fundos.

Uma observação importante: não, não foi marmelada meus pais e meu irmão terem adorado o menu. Eles são super exigentes comigo, e a aprovação deles realmente significa muito.

2 comentários:

Fernanda Bello disse...

Ai, ai... acompanho seu blog num frênesi diário e posso dizer, com muita segurança, que você se supera e surpreende a cada dia dona mocinha.
Não pare jamais!
Beijo enorme.

Fernanda Bello disse...

Mariiii! Eu quero ir, mas estou tentando descolar uma forma de voltar da praça. Porque se eu esticar, não há ônibus...
Beijos!