23.1.09

Fofuchos

Eles não são uns queridos?
Você não os receberia em sua casa para o jantar?
Você não votaria nele, acreditando que ele realmente consegue mudar?

Eu os convidaria para jantar e seria amiga deles com o maior prazer... e ao mesmo tempo, realmente confiaria nessa família morando na White House.
Agora, das pessoas que eu recebo lá em casa para jantar, pouquíssimas eu confiaria para a presidência de qualquer país. E dos últimos eleitos na presidência dos EUA, só o Obama eu convidaria pro jantar. Aqui no Brasil, eu definitivamente convidaria o Lula. Mas jamais convidaria os Kirchner. E os Bush então, quero que eles passem longe de lá de casa.

O ponto é que o cara vai encontrar uma bucha pela frente nesses quatro anos de mandato.
E talvez a "lenda Obama" tenha sido muito beneficiada pelas tantas cagadas feitas ao longo de oito anos de Governo Bush.
O cara também já começa causando uma certa decepção: a equipe de governo dele não é exatamente a mudança que o mundo esperava que ele promovesse.
Mas também prova que ele é bastante cauteloso com as mudanças que ele quer fazer, a ponto de se aproveitar de peças que faziam parte de equipes que já foram bem-sucedidas.
Em dois dias de governo ele estipulou o fim de Guatánamo (aleluia) e se ocupou bastante com a crise.
Em vinte minutos de discurso de posse, ele avisou a todos que não será fácil, mas inseriu os EUA de novo na ordem internacional - não se fez de "país aleatório dono da própria ordem" como Bush o fazia.

Mas no final eu não queria promover discussões políticas, porque aqui não é o fórum para isso. Eu só queria mesmo é dizer que eu gosto dos Obamas, acho que todos têm um sorriso mais sincero do que se vê usualmente em famílias de políticos.
Eu confio no Obama e confio que, mesmo que não seja um governo fácil, após quatro anos de mandato os EUA (e o mundo) estarão melhores do que estão hoje.

Eu chorei no dia que ele foi eleito, chorei no dia da posse, e na véspera da posse, sonhei que estava em Washington.

É isso. Estou feliz que ele está lá agora.

2 comentários:

manumaluca disse...

Assim como aconteceu com a eleição de Lula, o Obama está cercado de esparança. O mundo todo espera que ele mude, que ele crie uma nova ordem mundial. Isso não é fácil, muito pelo contrário. Também chorei no dia que ele foi eleito, assim como chorei na eleição do Lula, na avenida Paulista, nerolada na bandeira do PT, acreditanto que teríamos um país mais justo. Até acho que estamos molhorando muito, mas o presidente vem mostrando que isso não pode acontecer de uma hora para outra.

Agora é só aguardar...

Ps.: eles também jantariam na minha casa.

Emilia disse...

Enfim, um presidente que dança, que ri, que demonstra afeto pelas pessoas.Que é humano. Espero que os americanos e o mundo todo que depositamos tanta esperança nele (essa carga de expectativa que ele carrega... eu não queria estar em seu lugar) nos lembremos de que ele é humano, e acerta e falha.
E putaqueopariu, um negro na Casa Branca!!! Isso é simplesmente do caralho!!! "Obama nas alturas", com o perdão, cristãos, pelo trocadilho inevitável.