22.2.08

Eclipse

Cientificamente, um eclipse lunar acontece quando a Terra fica em uma linha reta entre o Sol e a Lua. Ou seja, é formada uma sombra sobre a Lua.
Quarta feira teve eclipse lunar.
Na 3a, o amigo disse que uma pena que amanhã a noite estará nublada e não veremos o eclipse. Ué, mas como você sabe que a noite estará nublada. Ah, Mari, a gente mora em São Paulo...
Na 4a, me deixei levar pelo fato de morar em São Paulo, onde ultimamente as noites têm sido nubladas. Cheguei até a me esquecer do eclipse! Pois bem, trabalhando daqui e minha mãe vendo o Jornal da Globo de lá, ela gritou preu ir ver o eclipse da lua pela TV.
Pensei que era muto injusto ver só pela TV... que se a repórter estava aqui em SP, então eu também conseguiria ver a mesma lua que ela - nada de noite nublada!
Desci, desesperada, consciente de que moro em um bairro selva de concreto acentuada dentro de uma enorme selva de concreto. Fui até a esquina. Achei a lua e fiquei lá, olhando, como estava bonito o eclipse na lua cheia! Como era poético ver a rua molhada, poucos carros passando, muito silêncio, uma lua em eclipse, algumas estrelas no céu, dentre tantos prédios.
Fiquei lá, hipnotizada. Encantada. Inebriada. Paralisada.
Resolvi voltar para o apê. Contei a todos, empolgada, sobre a beleza do eclipse da noite de hoje.
Daí a mãe disse: mas se você viu da esquina, será que não dá para ver da janela do seu quarto?
Corri aqui de volta. Dito e feito!! Um quarto com uma vista privilegiada para o eclipse. O único cômodo da casa com essa vista.
Coloquei "La Edad del Cielo" (Jorge Drexler) para tocar, arrastei o puff até debaixo da janela, fiz um malabarismo estranho com as pernas para caber todo mundo lá (eu, os meus olhos com vista pro eclipse, as pernas em algum lugar, e o puff debaixo da janela) e fiquei admirando.
Tudo escuro aqui dentro, vizinhos todos com luzes apagadas, só eu em uma posição esdrúxula, e a lua em seu eclipse.
Nossa, que lindo que foi!
Que especial que foi essa quarta à noite...

Um comentário:

Anônimo disse...

Tambem fiz isso.... vi no Jornal da Globo e desci até o terreo para olhar o eclipse. fiquei feliz :D
beijocas