2.3.09

Vovózinha

Domingo à noite
Em um canto da cidade, naquela quente noite de domingo, Cida vê sua filha, grávida de 42 semanas, começar a ter contrações.
--
Na mesma noite de domingo, mas em outro canto da cidade, Mariana está no tradicional domingo em família na casa da avó e vê sua avó Ângela começar a se sentir indisposta.

Madrugada
Cida leva, de lotação, sua filha à maternidade. As contrações estão cada vez mais fortes.
--
Ângela passa uma péssima noite, com vômitos e diarréia.

Segunda cedo
A filha da Cida entra em trabalho de parto e é levada até a sala cirúrgica da maternidade pública de Barueri. Cida já se dirige (de lotação, ônibus, trem, ônibus, metrô) ao seu primeiro dia de trabalho naquela ONG no Conjunto Nacional.
--
Mariana, por sua vez, já está no ambiente de trabalho, mas faz sua aula de yoga. E Ângela, ao acordar de sua noite de sono, desmaia andando até o banheiro e é acudida por sua enfermeira/acompanhante, que chama a ambulância. Em 10 mins a ambulância chega e a leva para o hospital.

Hora do almoço
Cida dá pulos de alegria. Cauê nasceu, 55cm, 3,5kgs, um meninão saudável. Chora na copa ao receber o telefonema. É no mesmo instante em que Mariana entrou para pegar um copo d'água. Ela está nervosa: ficou sabendo que sua avó foi internada.

Tarde
Cida está eufórica. Não vê a hora de ir embora. Quer conhecer seu neto.
--
Mariana está nervosa. Não vê a hora de ir embora. Quer visitar a sua avó.

As duas passam a tarde assim, cada uma a seu modo.
Cida na copa*.
--
Mariana frenética, entre emails, telefonemas e reuniões.

Noite
Cida sai, sorrindo. Vai embora às 17hrs porque até a maternidade o caminho é longo e ela tem que chegar lá antes das 21hrs.
--
Mariana fica, apreensiva. Tem coisa a fazer até 19hrs. E quando ela sair, vai a pé até o hospital, onde ela chegará em menos de 15mins.

***

No meu segundo post do mês da Mulher, uma homenagem a essa relação linda que é a ligação entre a avó e seus netos. No caso em comum, o Cauê e a Mariana são os primeiros para cada uma das avós.

*Solange, a ex-copeira, não pôde voltar. Está com problemas graves na coluna e deve ficar longe do batente por três meses. Veio a Cida, que ganhou o Cauê na vida dela. Mas ainda não sei se ela será a brilhante fornecedora de pérolas como era a Solange.

Nenhum comentário: